Pilates é um sistema de exercícios inteligentemente montado de maneira sequencial, com intenções corretivas e construtivas, a fim de trabalhar o perfeito equilíbrio entre corpo x mente x espirito. Existe associado aos movimentos, toda uma linha de pensamento do seu criador, o alemão Joseph Pilates a respeito da saúde como um todo e desse método criado por ele, denominado “contrologia, a arte do controle”.
Pilates enfatiza a integridade da coluna, melhora da respiração, suporte no alinhamento postural, tonificar e desenvolver a musculatura de forma global criando assim, um corpo móvel e eficiente, para qualquer pessoa, idade ou nível de preparo físico. Ou seja, com intuito de preservar ou devolver funções, aliviar processos dolorosos devido aos tantos desequilíbrios de um corpo inativo, manter a autonomia e a independência, provocar a pratica de um exercício físico seguro.
Os exercícios são realizados no solo também chamado de MAT ou nos equipamentos desenvolvidos pelo mesmo. O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios do Pilates têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.
Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente, sendo eles:
O Centro da Força também chamado de “Power House”, casa de força, é um conjunto de músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Quando você realiza o fortalecimento desta musculatura, você proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético. Os músculos que ganham esta fortificação são: as quatro camadas do abdômen (reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen), assoalho pélvico, eretores profundos da coluna como o músculo multífido, e os flexores e extensores do quadril.
A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento para que os movimentos possam trazer todos os benefícios proposto pelo Método. Quando você trabalha a respiração no Método Pilates, a expiração deve ser forçada e a inspiração deve ser o mais natural possível. Esse mecanismo utiliza a musculatura profunda do abdômen (oblíquos e transverso do abdômen), além do assoalho pélvico e eretores profundos da coluna (principalmente os multífidos). A ativação desta musculatura promove uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício. A inspiração deve ser enfatizada lateralmente e posteriormente, ou seja, tridimensional, o que otimiza as trocas gasosas, melhorando a oxigenação dos tecidos e a capacidade pulmonar. Além disso, a respiração adequada favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.
Conforme dito pelo criador do Pilates, Joseph Pilates: “É a mente que guia o corpo”, por isso, é importante dar atenção à todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível. Desta forma, quando você utiliza a concentração, sua mente transforma um pensamento em movimento, realizando os movimentos do Método de forma eficaz para o corpo.
É o melhor recrutamento para obter uma musculatura desejada, pois a partir do momento em que você possui controle, seu corpo garante um padrão suave e harmônico de movimento. Além disso, o aprendizado motor dos movimentos (controle), também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.
Responsável por ajudar na leveza dos movimentos, permitindo a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício. Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.
Este princípio diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.
O Pilates é um Método bem antigo que ganhou o seu espaço entre as pessoas por garantir diversos benefícios aos que praticam. Desta forma, ele pode ser considerado como um grande influenciador para melhorias do corpo e da mente em diversas fases diferentes do indivíduo, sendo ela reabilitação ou melhora do condicionamento físico. Agora que você já entendeu o que é o Pilates, venha já para Zion Pilates e pratique o Método Clássico, sua saúde com certeza irá agradecer!
3 comments so far
Zion Pilates – Estúdio de Pilates em Santo AndréPosted on5:53 pm - Jan 25, 2019
[…] pilates é uma atividade bastante desafiadora e submete os alunos a uma extrema autoconsciência corporal. […]
JanicePosted on1:57 am - Jan 29, 2019
Gostaria de receber novidades
Zion PilatesPosted on10:52 am - Jan 29, 2019
Olá Janice! Siga-nos nas redes sociais, estamos sempre postando novidades!
https://www.facebook.com/StudioZionPilates/
https://www.youtube.com/channel/UCEKaevDC64PlWZIFkoqnH4Q
https://www.instagram.com/zionpilates/