Os exercícios do método pilates têm nomes próprios e objetivo específicos. E o “The Hundred” é o primeiro exercício a ser executado, seja no mat ou nos equipamentos.
Ele também foi chamado de “Breathing Exercise” pois além alterar os parâmetros circulatórios através dos movimentos realizados pelos braços, ele também trabalha a respiração, e a respiração é o princípio do método pilates.
Assim que iniciamos a nossa prática no pilates aprendemos a respirar corretamente, através de um inalação e exalação profunda. O próprio Joseph Pilates exemplificou que respirando profundamente, teríamos mais espaço para entrada de um novo ar. E a respiração no “The Hundred” é feita através de 10 tempos respiratórios, sendo que 5 normalmente para uma inspiração, e 5 na expiração, ao fim desses 10 ciclos respiratório teremos 100 movimentos de braço.
A respiração e circulação trabalham em conjunto e Joseph denominava seus exercícios como transformadores de uma circulação preguiçosa, pois ele dizia que a limpeza do nosso corpo ocorre através da circulação sanguínea.
Ao executarmos o the hundred temos o aumento da frequência cardíaca, fazendo com que a circulação leve o sangue rico em oxigênio para todos o músculos, incluindo o cérebro, estimulando nossas funções mentais.
O ganho que temos na execução desse exercício, é a estabilização da coluna, o aumento da nossa força, flexibilidade, reeducação postural, e ainda dependendo da postura adotada na execução do exercício nos podemos trabalhar cerca de 90 músculos.
Com a sua cabeça fora do mat, você pode se encontrar com seu queixo apoiado no tórax. Isso aumenta a tensão no seu pescoço, causando desconforto e dor. O ideal é manter uma distância de um punho fechado entre seu queixo e tórax.
Não abaixe suas pernas a ponto de causar uma curvatura nas suas costas. Se isso ocorrer você estará usando os muculos das costas ao invés do abdômen.
Pare se você sentir qualquer dor na coluna ou pescoço durante o exercício, se ainda não consegue manter os níveis mais desafiadores as variações mais simplificadas e procure seu instrutor de pilates para realizar as devidas correções.